Terça 21 Novembro 2017
LOADING
http://www.nicoassumpcao.com.br/modules/mod_image_show_gk4/cache/nico.diversos.site_oldgk-is-170.jpg

Créditos

A todos que participaram desse projeto: músicos, amigos, familiares, fãs, internautas, baixistas... esse site apresenta parte da memória da música brasileira

agradecimentos

Quando Nico Assumpção morreu, criou-se um vácuo enorme no coração, na lembrança e na vida das pessoas. A música brasileira perdeu um dos seus maiores expoentes. O desafio da equipe da Holdline foi não deixar apagar da memória desta geração e indicar para as gerações vindouras a obra e a vida de Nico Assumpção.

Esse site sempre estará em desenvolvimento. Muitas pérolas serão encontradas, muitos debates virão à tona, porém uma coisa é certa: Nico Assumpção jamais será esquecido!!!!

Todo esse trabalho é dedicado à  sua memória e a toda a comunidade cibernética e musical que têm nele referência e inspiração.

Agradecemos a todos que contribuiram com artigos, transcrições, fotos, depoimentos e dicas, sem os quais, não atingiríamos a profundidade, nem alcançaríamos a abrangência que nos  propusemos.

Agradecemos especialmente a Rossana e a Mariana, por sempre acreditarem nesse projeto e a Rossana em especial, porque ela também sugeriu o nome da nossa empresa - Holdline. Valeu demais...

Apresentamos abaixo cada tópico e a contribuição específica de cada um.

Equipe Holdline
www.holdline.com.br

Biografia:

Dé Bermudez

A biografia tomou como base no trabalho de Dé Bermudez - OS CAMINHOS DE NICO ASSUMPÇÃO: A MÚSICA DE UM GRANDE BAIXISTA BRASILEIRO - Monografia de Conclusão de Curso (TCC) do Bacharelado em Instrumento - Baixo Elétrico do Curso de Música, sob a orientação do Ms. Rogério Zaghi.

"Agradeço por  estar contribuindo com este site maravilhoso que ajudará a manter o Nico vivo e presente em todos nós! Agradeço a cada uma das pessoas envolvidas neste site e a cada visitante que por aqui passar!" Dé Bermudez

Discografia:

José Caldas - engenheiro e baixista cearense

Caldas vem fazendo o trabalho de levantamento da obra do Nico Assumpção, que foi a base para a construção da discografia do site.

Na adolescência, apesar de gostar de rock, colecionava LPs e CDs de vários estilos musicais. Decidiu adquirir um baixo para participar de bandas com amigos, mas devido aos estudos e também ao trabalho, não se dedicava ao instrumento.

Mais tarde, achando o rock um estilo que sempre privilegiava a guitarra, procurou estudar o contrabaixo em outros estilos. Foi então que viu uma resenha do lançamento do livro "Bass Solo" na revista Cover Guitarra 75 - aquela com o Toninho Horta na capa - e de imediato resolveu adquirir o livro. Infelizmente na mesma revista, duas páginas após a resenha, no complemento cover baixo, estava a triste notícia do falecimento do Nico com título "A morte do gênio", com um pequeno resumo da carreira dele.

Quando o livro chegou ficou muito impressionado, pois não tinha escutado o instrumento sendo tocado daquela forma e, ainda, por um músico brasileiro. Neste momento decidiu adquirir todo material que contivesse algum registro daquilo que o Nico fez. Em seguida resolveu estudar seriamente o instrumento com o professor Giovanni Sena.

Em 2005, participou da Master Class de Harmonia e Improvisação ministrada pelo guitarrista Nelson Faria na  Escola Musimania. O Nelson Faria ficou bastante impressionado com o conhecimento que ele havia adquirido sobre a vida do Nico. Posteriormente estudou contrabaixo nesta escola por 2 anos, com o professor Dudu Freire, e Harmonia com o Professor Sérgio Medeiros.

"Foi muito prazeroso passar esses anos procurando gravações do grande Nico Assumpção. Cada registro, uma surpresa; e aquela curiosidade de saber como ele desenvolvia tantas linhas criativas e sem repetições. Cada improviso de tirar o fôlego!" - José Caldas

"Me sinto honrado por participar deste projeto e espero que com ele apareçam mais registros, que certamente ainda nos surpreenderão." - José Caldas

Transcrição:

Renato Leite Monteiro - baixista paulista

Renato Leite toca desde 2000 e é formado em Música pela Faculdade Santa Marcelina. Atualmente, vive na cidade de Sao Paulo dando aulas de contrabaixo e tocando em diversas bandas, desde a música brasileira ao rock.

Alex Rocha - baixista carioca

Com um histórico musical invejável, atuando com músicos e gravações com diversos artistas. Inicialmente, pensou em fazer um livro chamado Mestres do Contrabaixo Brasileiro com linhas do Nico, Arthur Maia, Jamil Joanes e Luizão Maia com playalong e tudo, mas, como nenhuma editora se interessou, então resolveu compartilhar conosco as transcrições que havia feito.

Videos e depoimentos

Lucas Fernandes

O Lucas ajudou bastante no contato com os baixistas para os depoimentos e no fornecimento de vídeos que estão no site.

Estudante de Estatística na UnB, contrabaixista e amante da música. Estudou baixo elétrico com Oswaldo Amorim, Marcelo Bandeira, Alexandre Macarrão. Atualmente estuda baixo acústico com o professor Paulo Dantas; Participou de cinco Cursos Internacionais de Verão na Escola de Música de Brasília, entre 2006 e 2009, onde teve oportunidade de estudar com nomes Jorge Helder(contrabaixo acústico popular), Thiago Espírito Santo, Adriano Giffoni, Jamil Joanes, Oswaldo Amorim, Ney Conceição e Jorge Helder(Baixo elétrico), Ian Guest(Harmonia) entre outros. Tem experiencia em grupos de mpb, samba, bossa nova, samba rock, jazz, rock e blues.

É editor assistente da Revista on-line Baixo Brasil, além pesquisador e divulgador do contrabaixo brasileiro na internet, atuando em blogs, Youtube, fóruns e etc. Conheceu o trabalho do Nico Assumpção em 2005, ano em que começou a tocar contrabaixo, pelo disco High Life. Desde então, Nico tornou-se uma das suas maiores referências em técnica, sonoridade e conhecimento, tanto no baixo elétrico quanto no acústico.

Logo e Favicon

A logo e favicon utilizados nesse site foram criados por Raphael Faria

Tradução

Sérgio Abreu

A tradução do site para o inglês foi gentilmente feita locutor Sérgio Abreu.