Terça 23 Janeiro 2018

depoimentos

Hamilton Pinheiro

Minha primeira lembrança do Nico é um vídeo antigo que tinha em casa de uma apresentação dele com João Bosco. Fiquei impressionado com a postura dele na maneira de tocar. O rosto dizia "estou me divertindo bastante!!" e o som dizia "não estou aqui para brincadeira..."

Como um dos primeiros baixistas de alto nível que vi tocar, foi a primeira vez que vi um baixo 6 cordas em ação e gostei bastante, principalmente da sonoridade brilhante do instrumento. Foi uma grande influência para hoje eu tocar esse baixo.

Outro ponto fundamental foi o "espaço" que ele ocupava dentro das músicas. Como quase nenhum outro baixista, ele explorava com maestria a colocação do instrumento, fazendo groove, frases, solos, harmonias,... mas sem atrapalhar os outros integrantes do grupo.

Infelizmente só tive uma única oportunidade de vê-lo ao vivo num show do João Bosco. Além da execução instrumental o que me chamou a atenção foi como ele conduzia o grupo nas dinâmicas e convenções.

Para mim a maior contribuição do Nico foi mostrar como ser um instrumentista completo e não se intimidar com nada. Seja acompanhando música vocal ou instrumental, sempre explorou ao máximo as possibilidades do instrumento e nunca deixou de tocar algo por achar que não era para um contrabaixo fazer. Mesmo tendo piano e violão disponível, quem fez a introdução de harmonia na música Frevo Diabo (Edu Lobo - CD Corrupião) foi Nico.

Curriculum

Nascido em Natal-RN e radicado em Brasília-DF, Hamilton Pinheiro é baixista, compositor, arranjador e produtor musical.

Hamilton PinheiroÉ formado em contrabaixo elétrico pela Escola de Música de Brasília e com especializações em Harmonia Funcional e Improvisação e Produção de CD's. Em seus 20 anos de carreira já dividiu palco com artistas como Hamilton de Holanda, Leonel Laterza, Renato Vasconcellos, Carlos Malta, Hermeto Pascoal, Eduardo Neves, Rosa Passos, Armandinho Macedo, Dominguinhos e Phil deGreg, entre vários outros.

Em estúdio gravou e produziu vários cd's de artistas do Distrito Federal dividindo faixas com Lula Galvão, Zé Luiz Mazziotti, Ademir Júnior, Rosa Passos, Hamilton de Holanda, Carlos Malta, Renato Vasconcellos,...Possui 3 cd's gravados - "Altos e baixos" (solo), "Duo 13" (Duo 13) e "Galinha Caipira Completa" (grupo Galinha Caipira Completa) - e atualmente prepara seu próximo cd solo com previsão de lançamento em agosto 2010.