Segunda 10 Dezembro 2018

depoimentos

Renato Monteiro

Eu comecei a tocar em 2001, ano que o Nico faleceu, portanto posso dizer que não tive nenhuma vivência com ele. Nunca o vi tocar em shows, e nem sequer tive a oportunidade de fazer aulas com ele, pois só fui conhecer seu trabalho cinco anos depois. Quando penso na musica do Nico eu lembro da primeira vez que ouvi um solo dele, era no disco Tocando Victor Assis Brasil na música "Ônix".

Eu lembro que minha reação foi bem parecida com a de todos baixistas que ouvem os solos dele: desânimo e crise existencial. Aquilo soa como coisa de outro mundo, para quem não esta acostumado, tem muita técnica, e as melodias são muito bem construídas, com ótima estruturação motívica.

O fato de eu ter conhecido o trabalho do Nico 5 anos após sua morte mostra que, sua musica estará sempre presente. Hoje em dia as gravações dos discos, o método Bass Solo e os vídeos servem como uma verdadeira aula de baixo.

É uma pena que ele não esteja aqui para nos ensinar a tocar de verdade, assim como ele fazia.

Curriculum

Renato Leite toca desde 2000 e é formado em Música pela Faculdade Santa Marcelina.

Renato MonteiroAtualmente, vive na cidade de Sao Paulo dando aulas de contrabaixo e tocando em diversas bandas, desde a música brasileira ao rock.