Terça 13 Novembro 2018

depoimentos

Mozart Mello

O Nico era de uma musicalidade impressionante, independente do contra baixo, a sua concepção de música estava muito à frente da realidade que vivenciava!

Convivi com o Nico tocando na noite de São Paulo (Quarteto do Luis Mello) e como side-man/arranjos para Eduardo e Silvinha Araújo. Um detalhe marcante para mim é que quando fazíamos os arranjos para a banda (cozinha/metais/vocais), ele simplesmente ditava as notas, deitado num sofá, sem auxílio de qualquer instrumento. Ele já tinha toda a idéia na cabeça!

As performances sempre foram muito impressionates (ele "comia" o contrabaixo), mas nós conversávamos sempre sobre outro assunto: ufologia. Na época eu já tinha um grande envolvimento com esses estudos e o Nico era muito curioso e tinha muitas questões  pessoais, filosóficas e espirituais sobre o assunto. Era o nosso prato predileto em viagens!

Infelizmente vivemos num país onde a cultura, as nossas raízes, as nossas referências são abafadas por uma imensa mediocridade. Tanto Nico, como outros grandes músicos, inclusive ainda vivos, poderiam estar deixando um grande legado para a nossa cultura e a formação de novos profissionais, ou apenas amantes das artes. Ficam poucos registros para os fãs e uma atitude de respeito e humildade para as novas gerações. Enquanto isso, milhares de pessoas estão interessadas no Big Brother. Esse é o nosso país!

Obrigado Nico... esse planeta tá ficando muito chato!

Curriculum

Guitarrista paulista participa desde 1967 com o grupo Os Selvagens (TV Bandeirantes - programa Mini Guarda).

Mozart MelloTeve participação nos trabalhos de vários grupos, tais como: Fush, Mona, Terreno Baldio, Joelho de Porco, Trielo, Acoustic Strings, Trio D'Alma com André Geraissati e Ulisses Rocha,  São Paulo Express, artistas e músicos como Christian e Half, Fábio Junior, Pete Dunaway, Eduardo e Silvinha Araujo, Secos e Molhados, João Ricardo dentre outros.

No campo didático atua desde 1977 incluindo várias Escolas e Conservatórios, a coordenação didática do IGT, Workshops, Seminários e Cursos por todo o pais. É autor de 5 livros, grande número de apostilas, 2 vídeo aulas (Fusion/Blues) e um vídeo show e Cd com Albino Infantozzih além de CDs (coletaneas)-Guitar Player/Fifteen/Cover Guitar e IGT. Colaborou com as revistas Tok p'ra quem Toka, Cover e Guitar Player (ex-editor técnico). Cursos  na Faculdade Carlos Gomes e para alunos da FAAM e Santa Marcelina. Cursos nos Conservatórios Souza Lima, Frutuoso Viana e D. Pedro I e atualmente diretor pedagógico e professor do EMT (Escola de Música e Tecnologia).

Participou do Free Jazz Festival 85/86, Festival de Inverno de Campos do Jordão 85/86, Festivais de Jazz de Montreal, Quebec, Otawa todos em 86, Guitar Mix (todas as edições), Festival de Jazz de Cascavel, abertura de dois shows para Frank Gambale, Haineken Concert em 2009 e 2010: Lançamento de 4 livros:Sintonia e Cosmoconsciência/Seminário(s) de Harmonia (1,2 e 3) contendo 18 dvs e 4cds.Relançamento dos livros de estudos em 9 estilos e a apostila manuscrita Fusion e mais 3 novos livros.